Postagens populares

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Oficina para Professores Colégio Lúdico Conchas.

Projeto Teatro na Escola.

Um comentário:

tenhomaispassadoquepresente disse...

PROJETO TEATRO
De Soraia Spolidório
Atriz Profissional e Educadora em Filosofia.
“Projeto Teatro Escola”.

Objetivo do Projeto:-
- O Teatro mostra uma fatia da realidade ou do sonho. Às vezes ácido às vezes doce.
Faz pensar, rir e chorar. Reflete, recria, revive o exercício da “Vida”.
Assim, espaço-ator-autor-espectador, formam a química perfeita para um ritual ou cerimônia mágica capaz de nos levar à fantasia ou à realidade. Ator e espectador tornam-se cúmplices na busca da ilusão ou do conhecimento crítico da realidade, na busca de um olhar mais consciente e sensível que projete um novo homem, transformador, capaz de construir um mundo melhor.
Desenvolvimento do Projeto:-
- As atividades que serão propostas ao trabalho desenvolvido abordaram os aspectos teatrais em grupo e individualmente. O mais importante para o trabalho é a troca de informação a respeito dos caminhos que deveriam ser percorridos para a finalização da peça teatral, respeitando as idéias, as críticas, a exploração do tema, pois só assim, o grupo aprende a importância da leitura e da pesquisa para a construção do texto, das personagens e a finalização para a apresentação.
- O grupo entende que para acontecer o fenômeno teatral, basicamente é preciso um texto, atores e a platéia. Os outros elementos da montagem teatral valorizaram e enriqueceram o trabalho, como criação do cenário, música ao vivo, etc... Por esta razão não deixamos que as dificuldades encontradas no processo de realização se transformem em desistência, muito pelo contrário, é um desafio à criatividade e ao crescimento, só assim entendem que na magia do fazer teatral, tudo pode.
Os alunos que parte do Grupo Teatral nestes anos são organizados, disciplinados, envolvidos, conscientes, estudiosos e fazem parte de um processo reflexivo e crítico. Durante as aulas, discutimos política, filosofia, profissão, etc...
O relaxamento, os exercícios de aquecimento corporal e vocal também fazem parte integrante das aulas de teatro.
O Teatro Escola é visto como importante meio de comunicação e expressão que articula aspectos físicos, plásticos, audiovisuais, musicais e lingüísticos.
E é desta forma que ofereço o curso, participando de vários eventos na Escola, enriquecendo assim a educação cultural dos cidadãos.
Até a próxima.


Contato:-
E-mail: escambal@globo.com
Fones: (19) 81313555 e 41171491