Postagens populares

sábado, 24 de janeiro de 2009

A Morte!

"O Homem é um animal que tem a faculdade de pensar na morte às vezes."
Jules Renard, Diário.
A morte dos outros.
É óbvio que deparamos com a morte: perdemos entes queridos, vemos pessoas, animais de estimação, morrerem a nossa volta, tudo isto é muito doloroso, mas até hoje nenhum homem teve a experiência de voltar à vida após ter morrido para poder contar "como é".
Portanto, não podemos dizer que sabemos o que é a morte.
A morte é apenas uma etapa da vida.
Tudo Morre.
Não deveríamos portanto ficar surpresos com a morte. Todos os dias podemos constatar que o tempo passa, que as coisas surgem e desaparecem o tempo todo, que a morte é uma lei da natureza. Isso vale para os objetos e o mundo físico. É mais verdadeiro ainda no que diz respeito à vida. Um médico disso um dia: "A vida é a morte". Ele queria dizer que a vida não pára de morrer e ressurgir por meio da reprocução, do envelhecimento, do nascimento e da regeneração.
Sim, mas eu sou eu, e isso não é pouca coisa.
Pois é, mas tem o EU, sempre o EU. Sinto-me único e insubstituível. Precisaríamos conseguir nos desapegar um pouco de nós mesmos, abandonar nosso ponto de vista egoísta. Por que isso é tão difícil e provavelmente até impossivel?

Nenhum comentário: